Convido a compartilharem neste Q&A os livros e artigos sobre Artes e Novas Tecnologias que vocês recomendam. Um livro por resposta! Assim a gente consegue fazer upvotes em cada indicação.
Um template de resposta: título do livro ou artigo autor ano breve descrição ou comentário do porquê esse livro é importante
Valendo!
Arte feita em código: um estudo de caso sobre a linguagem de programação Processing e sua utilização por artistas-programadores
O livro é resultado da pesquisa de mestrado de Patricia Oakim, e possui resgata a história da arte computacional. Também ajuda entender termos como "Programação Criativa", "artista-programador", "Processing".
É um excelente livro introdutório para entender a arte feita em código(Programação Criativa), que é uma área menor da arte e novas tecnologias.
Título: Maquina e Imaginario - O Desafio das Poéticas Tecnológicas
Autor: Arlindo Machado
Ano: 2001
É difícil eleger livros de artes e novas tecnologias que sejam atemporais, por conta da própria natureza veloz da evolução tecnológica das últimas duas décadas. Mas Arlindo Machado é mestre de toda uma geração de artistas brasileiros que lidam com novas tecnologias, e seus ensinamentos são importantes até hoje. Um ponto importante do livro é o resgate do conceito de tecnologia como sinônimo de arte, evocando a figura do artista-cientista do Renascimento para nos lembrar que a arte desde sempre dialogou com as tecnologias de seu tempo. Muitos outros autores partem dessa ideia para construir a identidade do artista interessado nas novas tecnologias.
Título: What is Generative Art? Complexity Theory as a Context for Art Theory
Autor: Philip Galanter
Ano: 2003
Link: http://philipgalanter.com/downloads/ga2003_what_is_genart.pdf
Esse artigo traz boas respostas ao fenômeno da arte generativa, ou gerativa, oferecendo um modelo de classificação deste tipo de arte conforme seus diferentes níveis de complexidade. Pra quem se aventura na área e lê inglês, é um ótimo artigo para ajudar a entender nosso processo criativo e descobrir outros tipos de manifestações. A definição do Galanter para arte generativa é bastante utilizada academicamente, bem como o gráfico ordem vs complexidade.